HomeDestaqueUFFS busca cooperação internacional para manutenção de cursos em regime de alternância

UFFS busca cooperação internacional para manutenção de cursos em regime de alternância

UFFS busca cooperação internacional para manutenção de cursos em regime de alternância


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), do Paraná, e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), do Rio Grande do Sul, realizaram a entrega à Brot für die Welt (Pão para o Mundo) de dois pré-projetos de cooperação internacional. A entrega foi realizada pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, ao coordenador de projetos para a América Latina, Luciano Wolff, em Berlim, na Alemanha.

A Pão para o Mundo – serviço de apoio ao desenvolvimento – é ligada à igreja luterana e trabalha em prol da justiça em nível global.

Os projetos apresentados pela UFFS e parceiros objetivam a cooperação internacional para manutenção dos cursos de Educação do Campo mantidos pela Instituição nos campi Laranjeiras do Sul, no Paraná, e Erechim, no Rio Grande Sul. De acordo com o vice-reitor, essa demanda se dá em decorrência do cenário de restrições orçamentárias imposto pelo Governo Federal. “Receberemos recurso para manutenção de transporte, alojamento e alimentação dos alunos dos cursos até o mês de julho de 2018. A UFFS está comprometida com a manutenção desses cursos por reconhecer o papel fundamental que eles têm nas populações mais vulneráveis e é por isso que estamos buscando essa parceria”, aponta.

A professora Liria Andrioli, de Laranjeiras do Sul, explica que a Pão para o Mundo tem, historicamente, apoiado projetos internacionais no Brasil para minimizar desigualdades sociais e econômicas. “Eles têm acompanhado a constituição da UFFS desde o seu início, tendo em vista o caráter popular e de inclusão assumido pela Universidade. No ano de 2015, uma comitiva alemã de diversos movimentos sociais e organizações, inclusive da Pão para o Mundo, esteve no Campus Laranjeiras do Sul conhecendo a Instituição e sinalizando cooperações futuras. No ano de 2017, professores do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural fizeram uma troca de experiências na Alemanha. Aliado a isso, o vice-reitor da UFFS foi bolsista de Doutorado naquele país, o que também nos aproxima”, conta.

Liria comenta que a UFFS apresentou dois projetos à Pão para o Mundo através de instituições que já são parceiras. “Um projeto é encaminhado pela Asessoar, já conveniada à UFFS; o outro, pelo CAPA, em fase de convênio. Os projetos preveem que a administração financeira e o recebimento de recursos sejam geridos pelas entidades que manterão os cursos em regime de alternância: custos de alimentação, transporte e estadia. A UFFS entraria na cooperação com a oferta do curso, de professores, laboratórios e biblioteca. É preciso que seja nesse formato tendo em vista que as entidades alemãs não podem repassar recursos diretamente para órgãos do governo federal, como é o caso da UFFS”, detalha.

O vice-reitor comenta que agora é preciso delinear alguns aspectos dos projetos apresentados. “A Pão para o Mundo começa a analisar a nossa proposta com perspectiva para apoiar em 2019. Durante os próximos meses complementaremos as informações e definiremos institucionalmente a melhor forma de encaminhar: projeto para estudantes bolsistas ou fortalecimento dessas organizações. Nesse período tanto o CAPA quanto a Assessoar também tratarão da renovação dos seus projetos com aquela organização.”

Fonte: Diretoria de Comunicação UFFS

Rate This Article

felipedamo@msn.com

No Comments

Leave A Comment