HomeUncategorizedCâmpus Araranguá realiza primeiro Encontro Catarinense de Licenciaturas

Câmpus Araranguá realiza primeiro Encontro Catarinense de Licenciaturas

Câmpus Araranguá realiza primeiro Encontro Catarinense de Licenciaturas

Os cursos de licenciatura terão um espaço para troca de experiências e reflexões sobre a formação de professores, especialmente das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Organizado pelo curso de licenciatura em Física do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o primeiro Encontro Catarinense de Licenciaturas (Eclic) vai reunir professores e estudantes de diferentes instituições da região Sul do Brasil. O evento está marcado para os dias 26 e 27 de abril.

Além de palestras e minicursos, haverá espaço para exposição de pôsteres e comunicações orais de trabalhos de estudantes e professores, com o objetivo de divulgar pesquisas e práticas pedagógicas desenvolvidas pelas instituições. O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 20 de abril. As orientações constam no site do evento (clique aqui para acessar).

Professor do curso de licenciatura em Física do Câmpus Araranguá e coordenador do evento, Bruno Leal Dias explica que a intenção dos organizadores é consolidar um espaço para reflexões e aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura recentemente criados.

“Vivemos recentemente um período de rápida expansão da rede federal de ensino e de criação de diversos cursos de licenciatura na área de Ciências. Neste contexto, percebemos um esforço de cada curso no sentido de se estabelecer e se organizar com espaços adequados, corpo docente, grupos de pesquisa. Agora, com os cursos mais ou menos bem estabelecidos, consideramos que existe um grande potencial neste intercâmbio entre os diferentes cursos e câmpus”, afirma.

A expectativa dos organizadores é que o Eclic atraia estudantes e professores dos cursos de licenciatura de Santa Catarina e estados vizinhos. “O encontro irá promover uma troca de conhecimentos a serem usados como referência sobre o que funciona ou não em uma determinada realidade, promovendo o fortalecimento das licenciaturas, a colaboração entre pesquisadores, cursos e instituições”, afirma Bruno. “Além disso, é fundamental na formação dos estudantes a socialização das práticas e pesquisas. É uma grande oportunidade para trocarem experiências, conhecerem diferentes visões de ensino e serem protagonistas de sua formação”, destaca.

Programação

O encontro começa no dia 26, às 14h, com a realização de minicursos sobre tecnologias para a educação (confira a programação). A abertura oficial está marcada para as 19h, no auditório do Câmpus Araranguá do IFSC (Avenida XV de Novembro, 61, Aeroporto), com a mesa-redonda “Mulheres na ciência: desafios e contexto”, com as pesquisadoras do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Marcia Barbosa e Daniela Pavani e a egressa do Câmpus Araranguá e doutoranda do programa de Educação Cientifica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Helen Clemes.

Também professor de Física da UFRGS, o pesquisador Fernando Lang fará duas palestras durante o encontro. A primeira, às 20h50 do dia 26, abordará o tema “Física Instigante nas postagens do Pergunte ao Cref”. No dia seguinte, às 19h, o professor dará a palestra “’Sobre a forma da Terra”.

O IFSC possui atualmente quatro cursos de Licenciatura: dois de Física, nos câmpus Araranguá e Jaraguá do Sul, e dois de Química, nos câmpus Criciúma e São José. Em Santa Catarina, a rede federal também conta com cursos de Licenciatura ofertados pela UFSC, Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), além de outras instituições de ensino superior públicas e particulares.

Rate This Article

felipedamo@msn.com

No Comments

Leave A Comment